As relações diplomáticas com Cuba foram as únicas que permaneceram interruptas entre a Santa Sé e um país socialista. Temos hoje quatro países comunistas: a China, cujo tema das relações com a Santa Sé é ainda um tema não resolvido; o Vietnã, que ainda não tem relações formais, mas cujo estágio de negociações se encontra mais avançado do que o da China e da Coreia do Norte. Portanto, Cuba sempre esteve entre as prioridades do Vaticano. Pelas características peculiares do governo castrista e do contexto regional e internacional, foi possível manter essas relações. A abertura de João XXIII ao diálogo com os governos comunistas facilitou tais relações. Não obstante os problemas entre o governo castrista e a Igreja cubana, principalmente nas décadas de 1960 e 1970, a Santa Sé fez de tudo para mitigar os desentendime
"Estamos separados por 90 milhas marítimas, mas estamos unidos por meio de relações compartilhadas e o desejo de promover a democracia, prosperidade e estabilidade em Cuba", afirma a Casa Banca na nova página, onde também reproduz o histórico discurso do chefe de Estado americano, anunciando a normalização das relações.
"O presidente Obama está tomando as medidas necessárias para se desfazer das políticas falidas do passado e começar um novo rumo das relações entre Estados Unidos e Cuba", segundo o site. O texto de apresentação reitera que Washington manteve, durante meio século, "um enfoque falido" em Cuba, que inclusive "provocou um isolamento regional e internacional de nosso país".
Assim, a página esquematiza as medidas anunciadas por Obama, como a normalização das relações diplomáticas, o abrandamento das normas sobre viagens e remessas de dinheiro, o outorgamento de licenças gerais para aquelas pessoas que querem viajar à Cuba e a modificação das normas sobre exportações e importações.
No discurso em que deixou para trás um dos últimos vestígios da Guerra Fria, Obama anunciou na quarta-feira o início de um "novo capítulo nas relações com a ilha, interrompidas desde janeiro de 1961".
Nenhum comentário:
Postar um comentário