quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Bolívia e EUA

Bolívia e EUA marcam encontro para normalizar vínculos diplomáticos

Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e Estados Unidos, Barack Obama se encontram nesta quarta-feira (24) em La Paz, no pais andino para abrir o caminho de normalização diplomática entre as duas nações. A reunião é organizada por funcionários de ambos os países.


Prensa Latina
Evo Morales e Obama retiraram os embaixadores em 2008 Evo Morales e Obama retiraram os embaixadores em 2008
O ministro de Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, explicou aos jornalistas, em coletiva de imprensa, que a equipe governamental dos Estados Unidos manifestou interesse de reestabelecer plenamente os nexos bilaterais.

“Com os Estados Unidos começamos a trabalhar um acordo, marco de respeito mutuo, queremos trabalhar com todos os países do mundo, mas não queremos que os países venham impor,
queremos simplesmente relações de respeito”, afirmou o chanceler.

A reunião entre as delegações de ambos os países começaram a ser articuladas quando o chanceler propôs o encontro no último dia 11 de dezembro. Na ocasião Choquehuanca manifestou a disposição de seu governo de iniciar uma nova relação, restituir os embaixadores e manter laços com o país norte-americano, porém, sem deixar de lado os princípios de respeito mutuo e responsabilidade compartilhada.

De acordo com o chanceler, ele já conversou com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry e organizou uma reunião de vice-chanceleres para fechar a data do encontro presidencial.
Bolívia e Estados Unidos retiraram seus embaixadores em 2008, logo que o presidente Evo Morales acusou o diplomata norte-americano, Philip Goldberg de apoiar planos opositores no país latino-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário